Brazilian hydrogen economy development

Conteúdo do artigo principal

Sabrina Macedo
Drielli Peyerl
Donato da Silva Filho

Resumo

O hidrogênio está sendo visto como um fator essencial para o sucesso da transição energética. Este trabalho tem como objetivo avaliar a situação da economia do hidrogênio no Brasil e fornecer estratégias para promover o seu desenvolvimento. Análises SWOT e GUT da economia brasileira de hidrogênio foram realizadas de forma adaptada e usadas para identificar e priorizar estratégias para utilizar plenamente pontos fortes e oportunidades, evitando ou mitigando pontos fracos e ameaças. Os principais resultados da análise são o forte potencial das renováveis e a sua competitividade na matriz brasileira. A principal fraqueza são os custos de toda a cadeia produtiva do hidrogênio verde para aproveitar esse potencial renovável. Outra questão é que o Brasil não dá sinais de implementação de uma estratégia clara para o hidrogênio, perdendo o tempo de investimento mundial na América Latina. Países como Chile e Colômbia já têm suas estratégias prontas, dando sinais positivos aos investidores.

Detalhes do Artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Drielli Peyerl, Universidade de Amsterdã

Drielli Peyerl é atualmente pesquisadora do projeto Transição Energética através da lente dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ENLENS) na Universidade de Amsterdã. Ela também é pesquisadora colaboradora da Universidade de São Paulo (Instituto de Energia e Meio Ambiente e Centro de Pesquisa em Inovação em Gases de Efeito Estufa), orientando alunos de mestrado e doutorado em estudos de transição energética. Possui graduação em história (2007) e geografia (2012) e mestrado em gestão do território (2010) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, e doutorado em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Durante 2014 e 2017, concluiu seu Pós-Doutorado em Pesquisa Científica e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas. Foi bolsista/pesquisadora visitante na Oklahoma State University, Estados Unidos, de agosto de 2015 a julho de 2016 (BEPE/FAPESP). Entre setembro e novembro de 2017, ela foi Residential Fellow na Linda Hall Library nos Estados Unidos. Em 2018, foi nomeada e eleita membro do conselho do Petroleum History Institute dos Estados Unidos. Concluiu seu segundo pós-doutorado em 2018 na Divisão Científica de Gestão Ambiental, Ciência e Tecnologia - Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo, atuando no tema transição energética. Foi pesquisadora visitante na Graz University of Technology entre novembro e dezembro de 2021. Foi Jovem Pesquisadora (FAPESP) na área de Transição Energética entre janeiro de 2019 - setembro de 2022 no Instituto de Energia e Meio Ambiente e Centro de Pesquisa para Inovação em Gás, Universidade de São Paulo. Como pesquisadora em tempo integral nos últimos anos, ela construiu uma sólida experiência na área de transição energética. Seu trabalho aborda transição energética, aprendizado tecnológico e inovação em sistemas de energia, avanços tecnológicos de baixo carbono na indústria de petróleo e gás, desenvolvimento sustentável, economia do hidrogênio, energia renovável e políticas públicas. Ela também assessora a empresa de consultoria Volt Robotics em projetos de transição energética, hidrogênio verde, mercado de carbono, energia eólica offshore e mobilidade elétrica. Seus livros incluem The Oil of Brazil (2019), History, Exploration & Exploitation of Oil and Gas (2019), Opportunities and Challenges of Natural Gas and Liquefied Natural Gas in Brazil (2020), Transição Energética, Percepção Social e Governança (2022). , e Transição Energética no Brasil (2023).

Donato da Silva Filho, Volt Robotics

Donato da Silva Filho trabalhou por mais de 16 anos na EDP Brasil (Energias de Portugal no Brasil), antes de abrir sua própria empresa de consultoria neste ano, a Volt Robotics, dedicada à gestão de energia por meio de sistemas inteligentes. Na EDP Brasil, Donato foi recentemente o Diretor de Regulação e de Planejamento Energético, tendo começado sua carreira em 2003 como comprador de energia para as distribuidoras. Donato trabalhou com uma equipe de 50 pessoas, sendo o responsável pela gestão de todos os processos e relacionamentos com agências reguladoras e tomadores de decisão do governo, respondendo diretamente aos Vice Presidentes de cada unidade de negócio (distribuição, comercialização, geração e transmissão) e ao próprio Presidente. Donato possui Doutorado Direto em Planejamento Energético e gradução em Engenharia Elétrica, ambos na Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, desenvolveu pesquisas sobre operação de usinas hidro e termoelétricas na UNICAMP, e pesquisou regras de operação de reservatórios como Bolsista Fulbright na Cornell University. Estudou regulação na Universidade da Flórida, desenvolvimento de negócios sociais na xynteo (India, Miamar, Cingapura, Inglaterra e Noruega), e Design Thinking no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Donato é também professor voluntário na Universidade de São Paulo, onde ministra cursos de regulação e simulação e modelagem de sistemas de potência. Donato também colabora com um projeto de certificação profissional no Setor Elétrico Brasileiro.