Crise hídrica e segurança energética: as vantagens e desvantagens dos sistemas fotovoltaico e eólico como alternativas para a geração de energia elétrica no Brasil

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Anderson Nunes de Carvalho Vieira
Alvori Ahlert
João Paulo Muzika Hansen
Michele Carla Roco Piffer

Resumo

A presente pesquisa buscou responder a seguinte problemática: quais as vantagens e desvantagens dos sistemas fotovoltaico e eólico como alternativas para a geração de energia elétrica por meio de hidroelétricas e termoelétricas, no Brasil, considerando as questões da recente crise hídrica? Como objetivo, buscou-se descrever as principais vantagens e desvantagens da geração de energia elétrica por meio desses sistemas, tanto pelo aspecto da produção quanto pela sustentabilidade ambiental, verificando se existe viabilidade dessas alternativas em comparação aos sistemas convencionais, para a geração de energia elétrica no país. O método utilizado possui abordagem qualitativa de caráter descrito com revisão bibliográfica e uso de dados secundários de fontes oficiais de pesquisa. A relevância da pesquisa está no sentido de alertar para o contexto e fatores que levaram o país a uma dependência da geração de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas e termelétricas. As conclusões sugerem que o Brasil está no caminho certo na diversificação da matriz energética e que os sistemas fotovoltaico e eólico possuem vantagens ambientais e desvantagens produtivas se compactados com os sistemas convencionais.

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Artigos
Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). É Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Fundamentos da Educação (CCHEL) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPG-DRS). É membro do Conselho de Educação da IECLB - Rede Sinodal de Educação. Tem experiência na área da Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, Bioética e Políticas Educacionais e atua, principalmente, nos seguintes temas: educação, ética, bioética, cidadania, educação ambiental educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa.

João Paulo Muzika Hansen, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduado em Química Licenciatura; Especialista em Gestão Escolar; Especialista em Educação Ambiental; Mestrando como aluno especial em Desenvolvimento Rural Sustentável.

Michele Carla Roco Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Possui graduação em Administração pela Universidade Paranaense (1996); especialista em Marketing pela Universidade Paranaense (2000); especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (2003); MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Paranaense (2016), Coach (2016). Foi professora da União de Ensino Superior do Paraná (até 2006) e Uespar (até 2011); Instrutora nas áreas administrativas, compreendendo: Empreendedorismo Rural, Desenvolvimento Comportamental, Administração Agrossilvipastoril, Sucessão Familiar na área rural. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, experiência na área de administração rural, desenvolvimento comportamental, Liderança, Comunicação, Administração de Conflitos, Negociação.