Alternativas para mobilidade urbana sustentável: comparação entre veículo elétrico a bateria íon-lítio e a célula a combustível (utilizando ACV)

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Estevão Brasil Ruas Vernalha
Sônia Regina da Cal Seixas

Resumo

A eletrificação da frota de veículos apresenta-se como uma alternativa com grande potencialidade de redução de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no setor de transporte. Atualmente, o sistema mais utilizado, cujo fornecimento da propulsão ao veículo ocorre através da eletricidade, envolve o uso de baterias íon-lítio com recarga plug-in. Outra possibilidade que se investiga é a utilização de veículos equipados com célula a combustível (CaC), um reator eletroquímico capaz de converter hidrogênio (H2) e o oxigênio do ar em eletricidade. No Brasil, a utilização de etanol como insumo na produção de H2 para abastecimento de veículos a CaC apresenta-se como uma possibilidade expressiva, dada a magnitude da infraestrutura de produção e distribuição de etanol já previamente instaladas no país. Este artigo apresenta um estudo de Avaliação do Ciclo de Vida que compara o desempenho ambiental destes dois sistemas – i) Veículo Elétrico convencional, com baterias íon-lítio e recarga plug-in (VE-Li), e ii) Veículo Elétrico movido a CaC (VE-CaC) utilizando H2 obtido da reforma-vapor do etanol – realizada no posto de combustível (sistema off-board descentralizado). O sistema VE-Li apresentou melhor desempenho em cinco categorias de impacto ambiental; o sistema VE-CaC performou melhor em seis. Quanto à categoria Aquecimento Global (GWP100a), o sistema VE-CaC apresentou um impacto 12% menor que o sistema VE-Li, mostrando potencial expressivo para redução de emissões de GEE. Os resultados do sistema VE-Li reforçaram a necessidade de se manter a matriz elétrica com baixa participação de combustíveis fósseis para que, em um eventual cenário de ampliação da demanda por eletricidade alavancada pela eletrificação da frota, este sistema possa representar efetivamente uma alternativa de baixa emissão.

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