Cadeias de valor e modelos de negócio de recarga de veículos elétricos e o papel das concessionárias de energia

Conteúdo do artigo principal

Ismael Ávila
Monique Shiratori
Marcos Marques
Guilherme Rissi

Resumo

O artigo descreve o contexto e os modelos de negócio das recargas pagas de veículos elétricos em locais públicos, na Europa e nos EUA, mercados mais avançados na mobilidade elétrica. A discussão busca delinear possíveis cenários desse serviço no Brasil e possíveis papéis a serem desempenhados pelos vários atores nesse ecossistema nascente, em especial as empresas do setor elétrico. O estudo destaca as principais características e tendências da recarga elétrica, identifica as cadeias de valor, os principais atores, bem como modelos de negócio atuais e futuros.

Detalhes do Artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Monique Shiratori, Fundação CPQD

Graduação em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e MBA em gestão empresarial no IBE/FGV. Atua como consultora no CPQD, em projetos com foco em cocriação baseada em design thinking, em modelagem de processos e em modelo de negócio.

Marcos Marques, Fundação CPQD

Consultor Sênior da Fundação CPQD com atuação na estruturação e coordenação de projetos de pesquisa de transição para sustentabilidade e telecomunicações, enfocados em novas tecnologias, desenvolvimento de novos negócios e de ambientes de inovação. Coordenou e participou de estudos e análises que resultaram em proposições estratégica e planos nacionais voltados para inserção Mobilidade Elétrica (2018), Internet das Coisas-IoT (2016), Smart Grid (2011) e TV Digital (2006). Atuação mais recente voltada para o desenvolvimento de ecossistemas locais de inovação para mobilidade sustentável, posicionamento estratégico para exploração de novas tecnologias, produtos e serviços, jornadas de inovação com prototipação e experimentação para desenvolvimento ágil. Formação inicial em Bacharelado em Ciência da Computação pela Unicamp (1986), , MBA pela FGV em e-Business (2002) com extensão na Ohio University (EUA), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2010) com participação em cooperação internacional na UCM (Madrid-ES) e doutoramento pausado após qualificação, também Política Científica e Tecnológica pela Unicamp no tema de governança de transições para mobilidade elétrica. Certificado em Gerência de Projetos pelo Project Management Institute (PMI), em 2009.