O Projeto BEST – Bioetanol Para O Transporte Sustentável - E as Políticas Públicas de Incentivo ao Uso do Etanol

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Sílvia Maria Stortini González Velázquez
Sandra Maria Apolinario Santos
José Roberto Moreira
Euler Hoffmann Melo

Resumo

O uso de etanol em ônibus é uma realidade em Estocolmo, na Suécia, onde a tecnologia de ônibus diesel adaptado para operar com etanol é utilizada desde 1985, com grande sucesso, principalmente do ponto de vista ambiental. Com o objetivo de incentivar o uso do etanol no transporte público urbano visando à redução da poluição atmosférica nos grandes centros urbanos, foi idealizado o Projeto BEST - BioEtanol para o Transporte Sustentável, em 2006. Além de São Paulo, cidade pioneira nas Américas, esse projeto, incentivado pela União Européia, conta com outras oito localidades da Europa e Ásia. No Brasil, o projeto foi desenvolvido e coordenado pelo Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), e uma das metas foi comparar o desempenho de uma frota experimental de ônibus movidos a etanol com ônibus movidos exclusivamente a diesel. Em parceria com outras instituições, o projeto dispôs de dois ônibus, cujos motores ciclo diesel são adaptados para operar com etanol. Os ônibus circulam em operadora da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, na linha Jabaquara-São Mateus, e em operadora da São Paulo Transportes, no corredor Lapa-Vila Mariana. Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto BEST no Brasil, seus parceiros e, principalmente, os resultados dos testes realizados em campo, bem como as propostas de políticas públicas que foram elaboradas e vêm sendo implementadas ao longo do desenvolvimento dos testes. A tecnologia dos ônibus atende os padrões de emissão EURO 5, norma recente em vigor na Europa.

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