Emissões de CO2 devido ao transporte aéreo no Brasil

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André Felipe Simões
Roberto Schaeffer

Resumo

Vital para a economia moderna globalizada, o setor de transportes contribui com cerca de 13% do aquecimento global [1]. Em especial para o setor de aviação, a questão da emissão de poluentes pelos motores aeronáuticos tem se tornado foco de grande interesse científico em anos recentes. A voracidade do crescimento da aviação civil tem se configurado como a força­motriz para tal interesse. Especialmente, nos países em desenvolvimento e de base industrial, como o Brasil, tem­se verificado as maiores taxas de crescimento para a demanda por transporte aéreo e para as emissões de CO2 associadas [1,2]. O presente trabalho tem por finalidade inserir e entender a participação do transporte aéreo brasileiro no contexto de mudanças climáticas globais. Nesse sentido, apresenta­se uma introdução visando contextualizar o Brasil no tema proposto; uma abordagem a respeito do tênue relacionamento entre o setor aéreo e o meio ambiente atmosférico; o consumo energético associado à crescente demanda; e o inventário para as emissões de CO2 (calculado através da metodologia t o p ­d o w n ) devido à atividade aérea no País. Finalmente, sugerem­se estratégias de mitigação das emissões de CO2 pela aviação brasileira e, nas considerações finais, discute­se e analisa­se o trabalho como um todo.

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