Processo de aprendizagem da Petrobrás: Programas de Capacitação Tecnológica em Sistemas de Produção Offshore

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Adriana Gomes de Freitas
André Tosi Furtado

Resumo

Este trabalho mostra as alterações que ocorreram no padrão de inovação da maior empresa industrial brasileira durante a década de 1990, a partir da análise comparativa de dois de seus mais expressivos programas tecnológicos : o Procap 1000 (1986­1992) e o Procap 2000 (1993­1999). O segundo Procap foi, na verdade, uma continuidade do primeiro. O principal objetivo desses programas era capacitar a empresa para produzir petróleo e gás natural em águas profundas e ultra­profundas. O trabalho pretende demonstrar que a implementação do primeiro Procap introduziu mudanças importantes na forma de organizar o processo de inovação dentro da empresa. A Petrobrás passou a executar projetos de forma articulada através de grandes programas, onde foram criados alguns projetos multitecnológicos. Esses programas introduziram a pesquisa cooperativa, envolvendo parceiros externos, como elemento essencial da organização do processo de inovação. A estratégia endógena e nacionalista, na qual a empresa buscava absorver e dominar a tecnologia importada para depois repassá­la aos fabricantes, preferencialmente, nacionais, foi uma das principais características que distinguem o primeiro do segundo Procap. O Procap 2000 incorporou as novas formas de organização da pesquisa desenvolvidas no Procap 1000. Estas formas passaram a referenciar a estratégia global da empresa, a qual tornou­se muito mais interativa e inovativa, se comparada com o programa anterior onde prevalecia um esforço mais voltado para absorção de tecnologia com poucos parceiros tecnológicos. A estratégia da Petrobrás, acentuada no Procap 2000, apontava para o envolvimento da companhia no desenvolvimento de conhecimento de fronteira. Estes esforços, foram acompanhados pelo gradual enfraquecimento dos elos com os parceiros locais.

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