Efeito Radioativo das Emissões de Gases de Efeito Estufa por parte de Automóveis no Brasil

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Luiz Adalberto Barbosa Uria
Roberto Schaeffer

Resumo

Este trabalho examina o impacto direto e indireto no aquecimento global considerando­se a utilização da gasolina e do álcool combustível em automóveis e veículos comerciais leves no Brasil. A fim de se alcançar este objetivo, quantificam­se aqui as emissões de CO2, CO, HC's e NOx em unidades de CO2 ­ equivalente para os horizontes de tempo de 20, 1.00 e 500 anos. Os resultados mostram que, ao considerarmos a utilização da gasolina em automóveis e veículos comerciais leves, o efeito de aquecimento indireto para o horizonte de tempo de 20 anos é aproximadamente 47 % do aquecimento total, decaindo para 23 % e 14% para os horizontes de tempo de 100 e 500 anos, respectivamente. No caso da utilização do álcool combustível, considerando­se que as emissões líquidas de CO2 são negligenciáveis, e considerando­se também que as emissões de CO e HC's são transformadas em CO2 e H20 na atmosfera, o efeito de aquecimento indireto é devido exclusivamente às emissões de NOx, totalizando 100% do aquecimento total. Considerando­se ambos, gasolina e álcool como combustíveis utilizados nos automóveis e veículos comerciai s leves no Brasil, a divisão do aquecimento indireto no aquecimento total iguala­se a 53 % para um horizonte de 20 anos, decaindo para 27% e 1 6% para os horizontes de tempo de 100 e 500 anos, respectivamente.

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